quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Captação de células-tronco de dentes de leite

   Prezados, para alguns pode parecer um tanto quanto futurista, porém esta é a realidade das gerações de agora. Funciona como um seguro, e no futuro bem breve será levada em conta pelos planos de saúde. 
 
   A obtenção das células-tronco da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos.
 
   Programa-se a extração do dentinho de leite, dentro da época apropriada desta troca e o dentista envia o dente ao banco de células para tratamento delas e armazenamento.
 
  As células-tronco dos dentes de leite são células jovens e de excelente qualidade e quantidade, ideais para um futuro tratamento de doenças degenerativas do doador e outros familiares.
 
    A polpa do dente é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco. Essas células são denominadas células-tronco mesenquimais multipotentes, o que significa que elas têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de tipos de células, incluindo:

  • Miócitos: reparação do tecido muscular
  • Cardiomiócitos: reparação do tecido cardíaco
  • Neurônios e células da glia: reparação do tecido nervoso
  • Osteócitos: reparação de ossos
  • Condroblastos: reparação de cartilagem
  • Células epiteliais: reparação da pele e da superfície ocular

   Após captadas ,são armazenados em nitrogênio líquido, o que garante uma temperatura constante de -196 °C, fazendo com que as células-tronco neles armazenadas permaneçam em perfeitas condições de uso por tempo indeterminado.
 
   Para satisfazer a curiosidade do custo, quando meus pacientes solicitam este tipo de terapia, após toda avaliação específica da criança, check list do dentinho e escolha da técnica em abordagem para a pequena cirurgia, em torno de R$ 2000,00 (parceláveis) para a captação e processamento das células deverão ser pagos ao banco. Após um ano da coleta, a anuidade de armazenamento fica em torno de R$400,00.
 
   Curiosidade: Mais barato que captar células do cordão umbilical na hora do parto.
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário