sábado, 1 de março de 2014

Diabético pode ir ao dentista? Sim, deve!!!!

 
 
  A Diabetes mellitus (DM) é uma doença com componentes metabólicos e vasculares caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue, ou seja, sua marca é a taxa de açúcar elevado no sangue. 
 
  Os tipos mais comuns são o Tipo I (insulino-dependente) e o Tipo II (não insulino dependente). O DM tipo I tem início na infância ou puberdade, o paciente é magro e dependente de insulina. O DM tipo II tem início lento em pacientes com mais de 40 anos, geralmente obesos. O tratamento é com hipoglicemiante oral, dieta e ocasionalmente insulina.
 
  Os pacientes com DM, em geral, apresentam tendência a infecções e deficiência de cicatrização. Os sinais e sintomas iniciais incluem muita sede (polidipsia), muita fome (polifagia) e muita vontade de urinar (poliúria). Já os sinais e sintomas tardios refletem danos aos órgãos-alvo: acidente vascular cerebral (AVC), enfarte agudo do miocárdio, gangrena em membros periféricos (necrose por falta de vascularização adequada - ex:pés e pernas), catarata, glaucoma (pressão ocular alta), doença renal crônica e neuropatia periférica (lesão dos nervos das mãos e pés).
 
  O diagnóstico para DM é feito com exames de sangue de glicemia em jejum e prova de tolerância oral a glicose (curva glicêmica).
 
  As manifestações bucais mais comuns são hipossalivação (pouca saliva), xerostomia (boca seca), sialoadenose (desordem das glândulas salivares - podem aumentar de tamanho), doença periodontal (destruição dos tecidos que seguram o dente no osso), candidíase e ardência bucal.
 
  • Pouca saliva pode causar cárie e mau-hálito
 
  • Glicose alta no sangue favorece à PERIODONTITE (piorreia) - sangramento e/ou pús nas gengivas - ESTA INFECÇÃO CRÔNICA DIFICULTA O CONTROLE DA GLICOSE, MESMO COM MEDICAÇÃO E DIETA!!!!!
 
Se você tem estes sintomas, procure um dentista especializado para otimizar seu tratamento!
 
O tratamento e acompanhamento odontológico podem acelerar o controle da diabetes!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário